;

domingo, 13 de junho de 2010

Resumo dos 3 primeiros dias da Copa!

Felipe Sbardella

Começou a Copa do Mundo! África do Sul e México fizeram o jogo de abertura às 11 da manhã no horário de brasília (16:00 no horário local). O estádio Soccer City, reformado especialmente para a copa, estava completamente tomado pelos torcedores euforicos e claro.. pelas Vuvuzelas !
Do lado de fora as vendas de proteções de ouvido vão ganhando força.
O jogo começou bem interessante para o lado do México, que aproveitava o nervosismo dos anfitriões, e dominava o jogo. O goleiro Khune fez ótima defesa no chute de Guille Franco. Geovani dos Santos era o melhor em campo, chamava o jogo para sua responsabilidade e criou as melhores chances da partida. Contudo, no segundo tempo, num contra ataque sensacional o time da casa abriu o placar. Tshabalala recebeu belo passe de Modisé e soltou o pé no ângulo esquerdo do goleiro-anão Pérez. O primeiro gol da copa de 2010 foi parecido com o da passada, a bola entrou exatamente no mesmo lugar. Guardado entrou no time do México e melhorou sua equipe. Ele fez um belo cruzamento que Rafa Marquez completou pro gol em condição legal, graças à desatenção do capitão Mokoena. Ele não saiu junto com seus companheiros na linha de impedimento. Antes do apito final Mphela ainda mandou uma bola na trave, fazendo o som da vuvuzela ser trocado pelo Uhhh. Fica para a próxima.

Mais tarde, Uruguai e França protagonizaram o mico da rodada. Além de ter sido o único jogo em 0x0 até agora, o único cartão vermelho também foi nesse jogo. Lodeiro entrou na segunda etapa e 14 minutos depois foi para o chuveiro. Poucas chances, raríssimas defesas difíceis dos goleiros e emoção só no fim quando a França pressionou. Curiosamente, essa pressão só teve início após entrarem Henry e Malouda, que ABSURDAMENTE começaram o jogo no banco. Essa é a palavra pra definir a opção de Raymond Domenech. ABSURDO.


No segundo dia de jogos, a primeira partida foi Coreia 2x0 Grécia. Parece que pai de prima se enganou. Se a Grécia se classificar para a 2a fase vai ser uma grande zebra. Os gregos fizeram uma péssima partida, jogaram muito mal e se a Coreia do Sul fosse mais eficiente poderia ter deixado o estádio com certa tranquilidade para a classificação, já que o saldo de gols é importante. Mas o time coreano tem seus pontos fortes, como a velocidade e trabalha muito bem a bola. Park ji Sung, disparado o melhor jogador do jogo, deve dar trabalho a Nigéria e Argentina se repetir a atuação. A luta da Grécia será para fazer o seu primeiro gol em copas do mundo.


Os nigerianos não foram páreos para o ataque da Argentina, que para sua sorte não esteve em boa noite. Messi buscou jogo e deu alguns bons chutes, mas nada que encantasse o mundo, como estávamos acostumados em suas aparições pelo Barça. O gol da vitória por 1x0 saiu cedo, aos 5 minutos com Heinze de cabeça no cruzamento perfeito de Verón. Eneyama, goleiro da Nigéria foi o melhor em campo merecidamente por ter feito grandes defesas. Se quiser avançar, a seleção africana terá que melhorar bastante.


Na abertura do grupo C, Inglaterra e EUA empataram por 1x1. Os Estados Unidos estavam bem postados em campo e não permitiram que os grandes jogadores ingleses fizessem algo. Mas isso só ocorreu após o gol relâmpago aos 4 minutos, de Gerrard. O gol mais rápido da Copa até agora. Howard pouco trabalhou assim como Green. Falando nele, o coitado com certeza teve seu nome falado por muitas e muitas vezes no mundo todo. Dempsey, aos 40, chutou de longe e a bola foi a 65 km/h. Um chute consideravelmente fraco, que qualquer goleiro teria facilidade de sobra para defender. Green foi confiante demais na bola e não fez o movimento correto. A pelota escapuliu de suas mãos e morreu no fundo do gol. Candidatíssimo ao prêmio Frango da Copa. No segundo tempo os times pouco atacaram, salvo três lances de perigo. Altidore chutou uma bola que Green se redimiu e conseguiu espalmar. Ela ainda foi na trave antes de a zaga afastar. Rooney tentou surpreender Howard de longe, mas a bola passou raspando. Heskey, que de bom só o passe para o gol de Gerrard, ainda perdeu um gol incrível. Soltou uma bomba de dentro da área no peito do goleiro americano, ao invés de colocar.


O terceiro dia da competição começou com um jogo fraquíssimo tecnicamente. Eslovênia e Argélia surraram a pobre da Jabulani que não ficava no campo por muito tempo de tantos lançamentos e passes forte demais que não eram alcançados pelos jogadores. Raros foram os chutes a gol e defesas dos goleiros. O grupo C tá com problema com os goleiros. O da Argélia falhou feio no chute de Koren e a Eslovênia fez o gol único do jogo. O destaque foi o atacante Ghezzal, da Argélia. Ele entrou na segunda etapa e tomou um cartão amarelo em seu primeiro lance. Depois de dar duas cabeçadas e mostrar que poderia ser útil até o fim do jogo, em um levantamento na área ele colocou a mão na bola sem motivo algum. Foi expulso com correção e deixou seu time mais longe ainda do empate, que não veio.

O grupo D teve início no jogo Sérvia 0 x 1 Gana. A primeira seleção africana a ganhar uma partida na competição. Asamoah Gyan fez o gol do jogo cobrando penalidade aos 40 do segundo tempo. Ao contrário do que aconteceu no primeiro jogo do dia, essa partida teve muitas finalizações, mas pouquíssimas em direção ao gol. Para mim essas partidas ruins no início da copa tem a ver com a ansiedade dos jogadores. Após o jogo foi emocionante a comemoração dos jogadores Ganeses junto à sua torcida. Momento muito bonito que deverá ser lembrado para sempre pelos presentes no Estádio.

A Alemanha superou as expectativas de muitos ao golear a Austrália por 4x0. Se jogar assim em todos os jogos dará muito trabalho aos seus adversários. O time joga em um falso 4-3-3. Özil e Podolski jogam como meias mas aparecem muito no ataque e jogaram muito bem. Para o primeiro, só faltou o gol, mas ao meu ver foi o melhor em campo. Jogou muita bola, participou de quase todos os gols e quase fez um gol de craque ao dar um tapinha por cima do goleiro, mas Neill chegou em cima da linha afastando a bola. Podolski abriu o placar após belo passe de Müller, que também jogou bem. O Polônes naturalizado alemão soltou uma bomba de 126 km/h que quase quebrou a mão do goleiro Schwarzer. Um tempo depois, Lahm cruzou na cabeça do artilheiro Klose. Esse foi o 11o gol do atacante em copas do mundo, e está a quatro gols de Ronaldo. O sétimo de cabeça do melhor cabeceador dos últimos anos, ao meu ver. No segundo tempo o técnico alemão Joachim Löw resolveu poupar seus jogadores. Müller fez o terceiro após receber ótima bola e deixar um zagueiro no chão. Cahill, atacante da Austrália foi expulso diretamente por dar carrinho criminoso no jogador alemão. Cacau, brasileiro naturalizado português, entrou e fez o dele. É bom segurar a Alemanha...essa mescla de juventude e experiência vai dar caldo.
O destaque desses três primeiros dias foi o próprio time alemão. Jogaram muita bola. E o negativo foi os espaços vazios nos estádios. Mas em termos de animação nas arquibancadas, essa Copa está muito divertida.

0 comentários:

Postar um comentário

Templos do Futebol - Allianz Arena

Templos do Futebol - Allianz Arena