;

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil sem sustos e Zebra!

Ainda pela primeira rodada da Copa, Brasil e Holanda não encontraram dificuldades em seus jogos e estreiaram bem. Itália e Espanha tropeçaram em Paraguai e Suiça, com destaque para a derrota da Fúria que abalou violentamente as expectativas sobre os espanhóis. Já na segunda rodada, Uruguai passeou sobre os Bafana Bafana e derramou lágrimas no país da Copa.



Abrindo o dia 14, a seleção do futebol bonito entrou em campo para golear Camarões. A Holanda, apesar de não contar com seu melhor jogador no momento, Robben, encantava muitos pelo talento de Van Pierse, Van der Vaart e Sneijder. Mas como todos os jogos dessa Copa, não teve alto nível técnico. No primeiro tempo, a Holanda trocava passes rapidamente e a Dinamarca pouco incomodava; não era pra tanto, o único atacante do time era o fraco Bendtner. No segundo tempo, um rápido gol contra da Dinamarca relaxou os holandeses. Elia entrou no lugar de Van der Vaart, apagado, e deu trabalho. Criou chances e deu o chute na trave que sobrou para o gol de Kuyt, fechando o 2 a 0 magro.

Logo em seguida o Japão entrava em campo contra Camarões e mais um jogo chato estava pela frente. Poucas chances dos dois lados, méritos para Honda que marcou o gol da vitória japonesa.



Os olhares estavam para o jogo de 15:30, Itália x Paraguai. Pelos níveis de jogos da Copa, confesso que já esperava o empate, ainda mais pelo fraquíssimo ataque italiano. A Itália tem uma fraca arma ofensiva e não agride o adversário a ponto de ser respeitada. E o pior, Lippi armou o time pra frente, e complicou tudo. Sem Pirlo, Montolivo, Marchisio e Pepe carregavam Iaquinta e Gilardino, o que se espera disso ? Gol do Paraguai, aos 39 do primeiro tempo. Destaque para Cannavaro, que apesar de bem no jogo, permitiu o zagueiro paraguaio saltar e fazer o gol. No segundo tempo a Itália começou melhor, mais ofensiva, e empatou com De Rossi. A partir daí a cadência de sempre, sacramentando o 1 a 1.

No dia seguinte, Nova Zelândia e Eslováquia fizeram um jogo pouco visto pelos brasileiros, que não tiveram disposição de acordar pra ver. Os que acordavam ainda viram o gol impedido da Eslováquia no final do jogo, marcando o maior erro de arbitragem da Copa até então.



Minutos depois, Portugal e Costa do Marfim entravam em campo preocupados; temiam-se muito. Drogba estava no banco para desespero dos africanos. Portugal confiava em Cristiano Ronaldo, Deco e Liedson para estreiar bem, mas estava sem Nani que vivia grande fase. Mas o jogo foi nervoso, e os dois times arriscaram pouco. Cristiano Ronaldo acertou uma pixotada na trave logo no início, assustando os marfinenses. Depois disso Portugal insistiu no erro de lançar bola ao pequenino Liedson no meio dos zagueiros grandalhões africanos, não acertando uma. No final do jogo, Costa do Marfim pressionou os europeus até os últimos minutos, mas não conseguiu fazer o gol. Empatem em 0 a 0 complicando a vida dos dois no Grupo do Hexacampeão.



O mundo então parou pra ver o Maior do Planeta, o único com 5 estrelas no peito. O Brasil fez um jogo "pro gasto", venceu por 2 a 1 e mostrou algumas coisas pra torcida. Julio Baptista não é o substituto imediato de Kaká, para felicidade de muitos. O craque do Real Madrid fez um jogo tenebroso, não acertou passes simples, e foi substituído por Nilmar, fazendo a seleção jogar com Robinho recuado. Michel Bastos deve ser o titular até o final da Copa, já que Gilberto é seu reserva e o lateral do Lyon fez uma boa estréia. E ainda temos que acertar essa zaga.

Num primeiro tempo burocrático, o Brasil deu chutes a gol mas não assustou muito. A Coreia nem via a cor da bola. Mas no segundo tempo, Maicon afastou a zica, arrancou na direita e fez um golaço, fingindo que ia cruzar e chutando. O Brasil melhorou, foi pra cima e Elano fez outro num lindo passe de Robinho. No fim do jogo, um susto, bobeira da zaga e a Coreia diminuiu. Robinho, Michel Bastos, Maicon e Juan foram destaques, jogaram muito bem. O Brasil precisa de um temperozinho pra voltar a voar.

Nessa quarta, a primeira zebra e nenhum empate. O Chile ganhou da fraca seleção de Honduras como já era esperado.



A Suiça surpreendeu mais uma vez e ganhou a favorita Espanha por 1 a 0, completando 8 horas sem sofrer gols em Copa. Num jogo que a Espanha sobrou, os suiços se aproveitaram da ineficiência de concretização do adversário e provou o contrário nos seus ataques. Iniesta trabalhava para ninguém, David Silva corria mas só chutava errado, e Villa tentava suas infiltrações. O time sentiu a falta de Fernando Torres para apimentar o ataque e não conseguiu marcar gols, apesar da entrada do craque no segundo tempo. Numa jogada atabalhoada, um desvio de cabeça colocou a bola nos pés de Derdiyok, que tirou a bola de Casillas, que sobrou entre os zagueiros e Fernandes colocou pra dentro. A Espanha assustada foi pra cima de novo, sem êxito. Destaques para a bomba na trave de Xabi Alonso e a boa jogada de Derdiyok que driblou dois na zaga e também chutou na trave, desperdiçando o lance. A Espanha se complica no grupo e corre o risco de pegar o Brasil nas oitavas, caso classifique em segundo.

No primeiro jogo da segunda rodada, desastre para a seleção anfitriã. O Uruguai deu mostras mais uma vez de seu time acertado e goleou os Bafana Bafana por 3 a 0 com dois de Forlán, nome do jogo. Com um golaço e outro de penalti, o craque uruguaio acabou com o sonho da África do Sul na Copa, fazendo o país chorar. Para os sul-americanos eram só sorrisos, com uma classificação muito facilitada e esperanças de poder ir longe no mata-mata.

Num belo resumo, a Copa até agora tem sido uma destruidora dos apostadores de bolão.


Destaques da 1ª rodada :

Seleção da Rodada - Benaglio, Lahm , Grichting, Juan , Vidal , Inler , Park, Ozil, Podolski, Messi e Sanchez. Técnico : Otto Hiztsfield. Ofensivo sim, porque pra nós seleção que quer ser campeã joga pra frente.

Mico da Rodada - Frangaço do Goleiro Green da Inglaterra, arrancando olhares de ravai do craque Beckham no banco.

Gol da Rodada - A bomba de Tshabalala no ângulo do gol mexicano, primeiro jogo da Copa e primeiro gol também.

0 comentários:

Postar um comentário

Templos do Futebol - Allianz Arena

Templos do Futebol - Allianz Arena