;

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Confrontos das oitavas já tem um clássico

Felipe Sbardella
Alemanha ou Inglaterra. Um desses grandes do futebol já vai parar pelo caminho ao se enfrentarem nas oitavas de final da copa do mundo. Graças a um gol nos acréscimos para os Estados Unidos, a Inglaterra perdeu a primeira colocação e terá que enfrentar o tri-campeão mundial. Vamos as análises dos jogos, começando pelos jogos de ontem !
Um jogo e duas seleções eliminadas. A anfitriã África do Sul ganhou, mas não evitou entrar para a história das copas negativamente ao ser o primeiro país sede a ser eliminado ainda na fase de grupos. Os Bafana-bafana precisariam de uma goleada combinada com qualquer resultado senão o empate entre Uruguai e México. Quando estava 2x0 para a África, e 1x0 para o Uruguai, ainda no primeiro tempo, os torcedores encherão os pulmões para soprarem ainda mais forte as vuvuzelas, quando as chances de se classificar aumentaram. Àquela altura bastaria apenas dois gols: Os dois dos africanos, dois dos uruguaios ou um de cada. Mas quando a França diminuiu, o sonho acabou pois o tempo estava terminando. Domenech errou na escalação. Colocou Gignac para começar jogando e botou Malouda novamente no banco. Henry também estava lá esperando sua oportunidade. Para os Blues, seria necessária a mesma combinação que os seus adversários precisavam. Mas com aquele futebol meia boca e com a expulsão de Gorcouff ficaria muito mais difícil. Quando Khumalo abriu o placar e Mphela aumentou (com duas falhas bizarras da zaga) aí os franceses desistiram. Ao terminar o jogo, Parreira foi dar o protocolar aperto de mão no técnico adversário, mas Domenech recusou. Boa viagem para Paris!

Quem imaginava um jogo de compadre entre Uruguai e México, se enganou. O jogo foi cheio de emoção. O México teria que ganhar o jogo, mas quem comandava as ações era o Uruguai. Oscar Tabares acertou na partida contra a África ao colocar Forlán para jogar no meio. Repetiu o feito ontem e ele armou a jogada que originou o gol único do jogo. Suárez cabeceou a bola cruzada perfeitamente por Cavani. Como foi líder de seu grupo, os uruguaios terão que enfrentar o segundo colocado da chave B, a Coreia do Sul.

Os coreanos fizeram um ótimo jogo contra os Nigerianos, que ainda tinham chances de classificação. Uche abriu o placar e deu esperanças para a seleção africana, que torcia para a Argentina bater a Grécia (o que não seria muito difícil). Mas aos 38 do primeiro e quatro do segundo tempo, Jung-Soo e Chung-Young, de falta, viraram o jogo. Yakubu perdeu um gol inacreditável de baixo da trave mas se redimiu mais tarde ao converter o pênalti sofrido por ele mesmo. Martins teve a chance de colocar seu país nas oitavas de final mas a cavadinha passou à esquerda do goleiro.

Com muitos reservas, a seleção de Maradona massacrou a Grécia. Poderia ter enfiado uma goleada histórica se não fosse a boa atuação do goleiro Tzorvas. E claro, a trave. Lionel Messi está com ''zica''. A bola dele não entra de jeito nenhum. Pelo menos, algumas vezes tem alguém ali perto para conferir. Contra a Coreia foi Higuaín e ontem foi Palermo. O perdedor de pênaltis virou o jogador argentino mais velho a fazer um gol em copas do mundo. Bateu o recorde de Dieguito Maradona, que havia feito seu último tento em 94 contra a mesma Grécia. Demichelis abriu o placar já no segundo tempo após bate rebate na área. O México que se cuide, pois os Hermanos vêm jogando bem e darão trabalho. Só para constar, a zaga que jogou ontem tinha três jogadores considerados reservas. Ao meu ver, o único titular que remanesceu (o autor do gol) deveria ser sacado também. Otamendi, Samuel, Burdisso e Rodriguez formam uma zaga muito melhor que Gutiérrez, Demichelis, Samuel e Heinze. Mas quem decide é o ''professor''.

Talvez hoje tenhamos tido a classificação mais emocionante desta primeira fase. Os Estados Unidos precisavam ganhar para se classificar em primeiro e torcer para a Eslovênia não ganhar dos ingleses. Quando acabou Inglaterra 1x0 Eslovênia, o jogo dos americanos contra argelinos seguia 0x0 e já estava com 45 minutos do segundo tempo. Como a Argélia queria se despedir da copa com um golzinho pelo menos, partiu para cima. No contra ataque iniciado pelo goleiro Howard, que lançou a bola no meio campo, Donovan concluiu após a zaga afastar e deu a classificação para os Estados Unidos. Um jogo não tão bom técnicamente, mas que teve muitas oportunidades, 41 chutes no total (22x19 para USA). Depois de oito anos, eles voltam às oitavas de final e pegam a única seleção africana classificada: Gana.

A Inglaterra não mostrou sua força máxima. Ganhou jogando bem, mas só isso. Rooney ainda não está jogando tudo o que sabe. Pelo menos Fábio Capello sacou Heskey e colocou Defoe, que dá muito mais mobilidade à equipe. O camisa 19 foi o autor do gol da classificação inglesa. Os eslovênos começaram a atacar só no fim, quando ficaram com três atacantes. Temiam o fato de que, a qualquer momento, os Estados Unidos poderiam fazer um gol. Esse gol saiu, mas só depois que a Eslovênia nada podia fazer. O técnico Matjaz Kek recebeu a notícia e jogou sua garrafa de água longe. Mas ele fez tudo o que pode. Parabéns para a brava seleção da Eslovênia, que tem uma boa safra de jogadores para o futuro.

O grupo D era um dos mais equilibrados. Todos tinham chances de classificação, mas terminou com os mesmos líderes da segunda rodada, porém na ordem invertida. A Alemanha ganhou a primeira posição de Gana ao vencer o jogo contra os africanos por 1x0, golaço de Özil. O jogo entra para a história pelo fato de que pela primeira vez em copas do mundo, dois irmãos se enfrentaram. Prince Boateng pelo lado Ganês e Jerome Boateng pela Alemanha. Muitas chances desperdiçadas por ambas as seleções, e quem terminou em primeiro recebeu o castigo de ter que jogar contra a Inglaterra. Eis o primeiro clássico das oitavas já definido.

No jogo dos eliminados, a Austrália conseguiu ganhar seu primeiro jogo nessa copa e se despediu bonito. Pantelic, atacante sérvio, teve a chance de empatar o jogo nos acréscimos, o que levaria a Sérvia para as oitavas, mas pegou mal na bola e isolou. Cahill e Hollman fizeram os gols para o time da oceania e o próprio Pantelic diminuiu. Como Pai de Prima havia cantado, a Sérvia ficou em último. Provavelmente esse foi o adeus da geração australiana, já envelhecida.


Pai de Prima volta com mais palpites certeiros.
Uruguai x Coreia - Uruguai passa no tempo normal
México x Argentina - Argentina passa no tempo normal
Estados Unidos x Gana - Eua passa na prorrogação
Inglaterra x Alemanha - Inglaterra passa nos pênaltis

2 comentários:

André Henriques disse...

Adorei o jogo da Coréia, sofri horrores assistindo! Aquele camisa 10 pega muito bem na bola, levou o jogo nas costas com aquelas duas bolas paradas.

E sobro os palpites:
A Coréia vai ganhar do Uruguai no tempo normal
Conconrdo com a Argentina
Acho que os EUA passam no tempo normal
E concordo plenamente com a Inglaterra ganhando nos pênaltis!

Abraço Felipe!

Anônimo disse...

Ja temos jogaço nas oitavas!! Vai ser de arrepiar

Pai de Prima erra pouco

Postar um comentário

Templos do Futebol - Allianz Arena

Templos do Futebol - Allianz Arena