;

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Olhar Brasileiro : por nosso leitor

Recebemos esse texto de um leitor do blog sobre a estréia do Brasil na Copa e achamos legal publicá-lo, pois essa participação é muito importante. Vejam na íntegra :

O jogo brasileiro não foi bom. O time apresentou uma série de falhas de posicionamento e principalmente na qualidade do passe. Os destaques foram Maicon e Robinho – o que aliás, o técnico Dunga usou para rebater a opinião dos jornalistas na coletiva ironicamente questionando os repórteres se eles não se lembravam que pediram para tirá-lo do time, enquanto os destaques negativos foram Kaká e Luís Fabiano.

A seleção começou o jogo se posicionando com uma linha de três volantes. Gilberto Silva pela esquerda, Felipe Melo ao meio e Elano ficou acuado, pela direita. Não sei se por recomendação do próprio técnico Dunga ou por questão individual mesmo, mas Elano não subia acompanhando Maicon, impedindo a tabela e bom andamento do time pelo lado direito do campo. Pela esquerda, era Michel Bastos que não chegava a linha de fundo, passava a bola antes ao Kaká, em péssima fase.

Nesse contexto quem brilhava era Robinho. O segundo atacante do time fazia o papel de meia armador, de Kaká, e se movimentava muito na entrada da área adversária, dando apoio a Kaká no lado esquerdo e a Maicon na direita.

No final do primeiro tempo, Felipe Melo e Elano passaram a subir mais e dar apoio ao ataque, o que gerou certa pressão na zaga norte-coreana. O time brasileiro tinha que fazer isso, ir para cima, sem medo.

No segundo tempo Kaká passou a se movimentar mais, porém, mesmo assim era infrutífero nas suas tentativas de armar jogadas. Ao final do jogo, o meio campista apenas deu 54 passes, com 81% destes sendo certos. Em comparação com Maicon, que assumia a armação das jogadas pelo lado direito, exatamente a METADE do número de passes. O lateral fez 108, cujos 83% foram corretos.

O gol surgiu através de um belo passe de Elano, que se soltava e avançava mais no campo, para o lateral direito Maicon, o melhor em campo, e que correu livre pelo lado do campo e com um pouco do “efeito Jabulani”, marcou um belíssimo gol.

Depois do primeiro gol o time fica mais solto, se movimentando mais. Porém ainda peca na qualidade do passe. O segundo tento surge depois de um belo passe de Robinho, novamente fazendo assistências para Elano, o meio de campo que finalmente virou meia na partida e estava subindo ao ataque.

Luís Fabiano teve péssima atuação. Sua posição era de referência no ataque, parado em meio à área adversária. O que não é ruim! Em termos de posicionamento o atacante não deixava a desejar e recebia bem a bola, mas a finalização estava tenebrosa. Completamente indigna de uma camisa 9 de seleção brasileira. Já são 6 jogos sem marcar do Fabuloso e temo dizer que sinto e muito a falta de Adriano.

Percebeu que até agora não falei da atuação dos dois volantes? Sim, porque até o gol norte-coreano eles não tinham aparecido. A função de Gilberto Silva, pela direita, é de ocupar o espaço deixado por Maicon, cuja subida é VITAL para o funcionamento da equipe. A cabeçada do norte coreano que solta a bola na área é no buraco deixado por Maicon, o jogador sobe sozinho, sem a cobertura de Gilberto Silva.

As substituições foram previsíveis e não mudou em nada o aspecto do jogo brasileiro. A única observação é quanto a troca de Daniel Alves por Elano, que melhora e muito o toque de bola brasileiro. Substituição necessária para encarar uma defesa mais sólida e com um contra-ataque mais poderoso , que vai obrigar o recuo do Maicon no jogo.
PS : A atuação do Kaká acabou com os argumentos para o Dunga me convencer de que o Ronaldinho Gaúcho não deveria estar no grupo...


Valeu André!

1 comentários:

Anônimo disse...

Seguimos ansiosos pelos gols do Fabuloso

Ele tem que marcar esse domingo pra começar a voar

Postar um comentário

Templos do Futebol - Allianz Arena

Templos do Futebol - Allianz Arena