;

terça-feira, 25 de maio de 2010

Histórias da Copa - Contagem regressiva


Felipe Sbardella

França 2 x 1 Croácia, 08/07/98, Semi final


Croácia e França fizeram um dos melhores jogos da copa do mundo de 98. Os croatas haviam eliminado a Alemanha pelas quartas de final com um surpreendente 3x0.
A vitória veio com um gosto de revanche, já que os alemães venceram a disputa nas oitavas de final pela Eurocopa de 96 por 2x1. Suker, o artilheiro da copa, marcou em ambos os jogos.
Os anfitriões tiveram que suar e muito a camisa até chegar nessa semi final. Passaram pelo Paraguai nas oitavas com um gol aos 8 do 2o tempo da prorrogação. O tento foi marcado pelo zagueiro Blanc (Hoje em dia ele é técnico e vai assumir a seleção francesa após a copa na África). Esse foi o ÚNICO gol de ouro da história das copas. Nas quartas, o clássico contra a Itália foi para os pênaltis após 0x0 durante o tempo normal e a prorrogação. 4x2 para a França, que chegava mais uma vez às semifinais de uma copa.
Na arquibancada muita festa pelo lado francês, que acreditava em uma fácil classificação.
Zidane e Guivarch, em chutes de longa distância, fizeram o goleiro Làdic trabalhar. Asanovic também assustou Barthez em um dos poucos ataques croatas. Karembeu teve que dar lugar a Henry ainda no primeiro tempo. Guivarch ajeitou de cabeça para Zidane que chutou de primeira da intermediária obrigando Làdic a fazer uma defesaça. No começo da segunda parte do jogo, Asanovic descolou belo passe para o artilheiro da copa, Suker, que ficou na cara do gol e mandou para dentro. O Stade de France estava em silêncio. Mas eis que surge o iluminado do dia. O zagueiro Thuram roubou bola de Stimac na entrada da área e tocou para Djorkaeff que devolveu na medida para o camisa 15, que NUNCA havia feito sequer um golzinho pela seleção francesa. Aos 25 Thuram desceu pela direita tentando armar um ataque mas errou o passe. Para se retratar foi atrás de Jarni e tomou-lhe a bola exatamente onde havia roubado a carteira de Stimac no primeiro gol. Dessa vez nada de tocar para Djorkaeff. Soltou o pé esquerdo e fez mais um, virando o jogo. Aos 31 Blanc foi expulso por dar um tapa na cabeça de Bilic, reacendendo a esperança croata. No finalzinho Barthez fez uma defesa sensacional em chute de Suker e garantiu a classificação dos Les Bleus. Na final todos sabemos o que aconteceu.. França 3x0 Brasil. Já na disputa de 3o lugar, a croácia derrotou a Holanda por 2x1 e decretou sua melhor colocação em uma copa do mundo.

Faltam 16 dias para a Copa do Mundo!

0 comentários:

Postar um comentário

Templos do Futebol - Allianz Arena

Templos do Futebol - Allianz Arena