;

domingo, 18 de abril de 2010

Botafogo consegue a superação e é Campeão Carioca!




Um domingo histórico para o Campeonato Carioca. Vencendo o jogo na base da superação, raça e sorte, o Botafogo acabou com a sequência rubro-negra de 3 títulos seguidos e conquistou o 19º Carioca de sua história. Um dos jogos mais emocionantes do ano, com muitos lances de perigo, 3 pênaltis e grandes defesas, marcou mais uma final carioca, o Estadual mais emocionante do mundo.

O espetáculo começou alucinante. Os dois times buscando o ataque o tempo todo. O Botafogo se apoiava, como sempre, nas bolas aéreas, arma de Joel. Mas Somália não estava inspirado e Alessandro era o mesmo perna-de-pau de sempre, e os lances não surtiram tanto efeito no início. O Fla viu um pouco o Botafogo jogar nesse começo, o que resultou num pênalti de Ronaldo Angelim em Fabio Ferreira aos 22 minutos, fato característico da zaga do Flamengo desde a época de Fábio Luciano, mas muitas vezes ignorado pela arbitragem. Herrera bateu no meio, onde o Bruno não pega, e abriu o placar. Depois disso, o Mengão cresceu, aí é difícil segurar. Depois de muita pressão, o empate veio no finalzinho do primeiro tempo, numa sobra de uma cabeçada de Adriano, depois de David, que sobrou para Vagner Love marcar. O "artilheiro do amor" provou mais uma vez que é um grande atacante; vinha sofrendo duras críticas por ser um jogador que se destacou numa série B, mas foi decisivo contra o Vasco na semifinal e agora na final, artilheiro disparado com 15 gols. E assim terminou o primeiro tempo.

No Segundo Tempo, o jogo caiu um pouco de qualidade, mas não de emoção. Muitos erros de passe, mas algumas jogadas de perigo. Até que num outro escanteio, Maldonado novamente puxou Herrera na área e mais um pênalti, expulsão do infrator; talvez a zaga rubro-negra aprenda a lição de naõ ser mais tão agressiva em jogadas aéreas. O foco foi para a cobrança de Loco Abreu. O uruguaio pediu pra bater, deu um sorrisinho e deixou Bruno comendo graminha ao bater à la Zizou na final da Copa de 2006. Botafogo na frente de novo.
Tudo parecia encaminhado para o Glorioso, mas estamos falando de Flamengo. Em um lance tudo mudou de lado; cruzamento na área, pênalti de Fahel em Angelim, Herrera perdeu a cabeça e insultou o árbitro, expulso. Os rubro-negros ficaram em delírio, vendo Adriano se preparando para a cobrança. Mas não é só Bruno que sabe o lado que o cobrador vai bater, Jefferson acertou o canto cantado por Adriano e impediu a mudança no placar. Que semana do Imperador! A partir daí, uma pressão absurda do Flamengo. Bolas na área, faltas perigosas, chutes com jogador salvando em cima da linha, mas nada foi capaz de tirar o título de General Severiano. O Botafogo, enfim, foi campeão Carioca, e em cima do Flamengo.

De um lado, o alívio depois de 3 anos de sofrimento; de outro, a tentativa de superação para afastar a crise e ganhar na quarta pela Libertadores. Parabéns ao Glorioso, parabéns a Joel Santana, mais do que acostumado a ganhar Cariocas, a ganhar títulos.

0 comentários:

Postar um comentário

Templos do Futebol - Allianz Arena

Templos do Futebol - Allianz Arena