;

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Complô, mala branca, corpo mole..

Felipe Sbardella
Existem assuntos no mundo do futebol que nos consomem. Quem acompanhou os programas esportivos de sábado para cá já não deve mais aguentar ouvir falar de ''Complô a favor do Corinthians'' ou então ''Foi pênalti ou não ?''. Já começaram também os questionamentos sobre as entregas de mala branca e mala preta para os times, além de o pedido sempre cruel dos torcedores para o seus times entregarem os jogos para os rivais se darem mal.
Nesse post, colocarei minhas opiniões sobre todos esses assuntos.
*Começando pelo complô a favor do Corinthians.
Há ou não há ? Não creio.
Não tenho evidências para provar que há nem que não há, portanto fica aqui o que eu apenas ACHO. Não penso que haja compra por parte do presidente corinthiano Andrés Sanches, apesar da sua força dentro da CBF. O que eu considero é o fato de os árbitros entrarem pressionados dentro da ''casa'' do Corinthians, com o time brigando pelo título e com o grande Ronaldo em campo. Isso é uma besteira, além de ser desrespeitoso. O árbitro não pode entrar num jogo e ficar com medo de marcar qualquer coisa contra o time da casa, não importa se é final ou amistoso. Além da falta de preparação física e técnica por parte dos sopradores de apitos brasileiros.
*Agora quanto a questão do pênalti.
Foi ou não foi ? Foi.
Para mim é até bem claro o pênalti. O Gil foi com força desproporcional e não chegou nem perto da bola, e só pegou o Ronaldo. A discussão que eu vejo que coloca o lance como polêmico é se foi forte o suficiente para derrubar o camisa 9. Ao meu ver sim, mas respeito quem ache que não. Mas o caso desse jogo não é esse. Houveram três impedimentos mal marcados contra o Cruzeiro, não foram marcados dois pênaltis (um em cima de Wellington Paulista e outro no Thiago Ribeiro), além de algumas faltas não marcadas para o time Celeste. O Cruzeiro foi SIM prejudicado, mas o pênalti no Ronaldo não tem nada a ver com isso. E quem fala que o árbitro tem que ter certeza absoluta para marcar uma penalidade aos 43 minutos do segundo tempo num jogo tão importante eu discordo COMPLETAMENTE. Se ele acha que é pênalti tem que marcar aos 10 segundos ou aos 50 minutos da segunda etapa, em casa ou fora, contra time grande ou pequeno em amistoso ou final de copa. Tem que haver a transparência por parte deles.
*Mala Branca e mala preta: a favor ou contra ? Contra ambos.
Se um time não foi capaz de fazer pontos suficientes até o final do campeonato vai apelar para pagar a outro time para ele ganhar do adversário na disputa ? Acho isso injusto. Mala preta pior ainda. Portanto, sou contra os dois tipos de ''Malas''.
*Corpo Mole: um time pode entregar para o outro só para atrapalhar um rival ? Sou contra também.
Mas há uma coisa: não vejo problemas em esse time desmotivado colocar um time reserva pois já deu férias aos titulares. Só acho ''feio'' quando o time coloca esses reservas tendo todos os titulares a disposição. Ou então quando o time DE FATO faz corpo mole, joga mal de propósito. Acho isso ridículo. Também acho babaquice de torcedores que perseguem os jogadores só porquê seguiram o profissionalismo e jogaram bem em jogos que não faria diferença ganhar ou perder para o seu time, mas que se perdesse rebaixasse o outro ou então o tiraria o título. O caso do Grafite, que na última rodada do campeonato Paulista de 2004 fez dois gols num jogo contra a Juventus-SP. Se o São Paulo perdesse o jogo, o Corinthians seria rebaixado do Paulistão. Com esses dois gols que salvaram o timão, ''torcedores'' do São Paulo ameaçaram o atacante que se sentiu desprotegido por meses, até restabelecer a paz no Morumbi com gols.

O Campeonato Brasileiro é muito bom para haver esses tipos de discussão. Se nos preocupássemos mais com a bola rolando, os times jogando sério sempre, não haveria problemas assim.

0 comentários:

Postar um comentário

Templos do Futebol - Allianz Arena

Templos do Futebol - Allianz Arena