;

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Arrancada? É com o Flamengo


Felipe Sbardella

Já virou costume ouvir nas resenhas esportivas que o Flamengo está se recuperando no campeonato.
Do nada, o time da gávea ressurge das cinzas e cada vez em circunstâncias diferentes.
Em 2005 o Vasco venceu por 2x1 em São Januário pela 33ª rodada e mandou o Flamengo para a 20ª colocação(aquele ano 22 times disputaram a primeira divisão).
Eram três pontos que o separavam do Figueirense, primeiro time fora da zona do rebaixamento.
Missão difícil, mas não impossível para Joel Santana. Faltavam nove rodadas para o fim do campeonato e nesse período o rubro-negro não conheceu a derrota. Foram seis vitórias e três empates. Uma dessas vitórias é bastante lembrada : El Tigre Ramirez fez o gol do jogo numa falha ridícula do goleiro Marcos no Palestra contra o Palmeiras, que lutava acirradamente por uma vaga na libertadores. O Fla acabou o campeonato na 15ª rodada a 6 pontos do Coritiba, que foi o primeiro time dentro da zona do rebaixamento.
Já em 2007 a situação foi bem diferente. A arrancada começou lá atrás, na última rodada do turno contra o Náutico no maracanã(vitória por 2x1).
Nos 23 jogos seguintes(4 jogos foram remarcados) foram 14 vitórias, sendo oito delas seguidas, e cinco empates. Claro que houve a ajuda dos superiores que foram coniventes e aceitaram o adiamento dos jogos para que eles pudessem ser realizados no maracanã. Com isso houve uma sequência absurda de jogos em casa. De 15 jogos entre a 21ª e a 32ª(com mais três jogos remarcados) foram doze no Rio de Janeiro. Assim o apoio da torcida foi maciço e o Flamengo subiu da 19ª colocação para a 6ª.
O time acabou o torneio em terceiro e foi para a libertadores pelo segundo ano seguido.
E nesse ano de 2009 temos mais uma arrancada. É o segundo melhor time do returno tendo perdido apenas dois jogos(Cruzeiro, no maracanã e Avaí, fora de casa) e que foram exatamente nas duas primeiras rodadas. De lá para cá foram nove jogos com seis vitórias e três empates. Isso dá um aproveitamento de 77%! Por isso o torcedor rubro negro acredita no título. Apesar de ainda estar a um ponto do G4, são apenas seis pontos do líder Palmeiras. E essa arrancada pode ser atribuída a excelentes atuações de Adriano e sobretudo do sérvio Petkovic, que jogou no domingo sua 16ª partida no campeonato com apenas uma derrota. O aproveitamento do time com o meia em campo é de 68%, melhor até que o do líder. Outros jogadores que estão ajudando e muito são os experientes Álvaro e Maldonado, que ainda não perderam vestindo o manto. Vamos ver se o Flamengo manterá o ritmo e se o time vai continuar fazendo sua parte. Porque se depender da torcida, podem colocar a faixa no peito.

1 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Isso ae, ótima matéria! Podia ter lembrado a de 2004 contra o Palmeiras, gols de Ibson e Athirson...Aquela sim foi emoção pura!

Postar um comentário

Templos do Futebol - Allianz Arena

Templos do Futebol - Allianz Arena