;

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A mudança no calendário nacional (parte 3, final)


Retomando e finalizando nossa série sobre a mudança no calendário nacional, na matéria de hoje mostraremos a opinião dos protagonistas do futebol brasileiro, os clubes.

Em um seminário de abertura da série A realizado em São Paulo em maio de 2008, o assunto de adequação do calendário voltou a tona. Depois de falar do assunto, Ricardo Teixeira recebeu o apoio da maioria dos clubes brasileiros, que não viam a hora de acabar com as janelas.

- Seguir um modelo como o calendário europeu seria muito bom para acabar com as janelas, que só servem para atrapalhar o futebol brasileiro, pois as equipes começam de uma maneira e, no meio das competições, elas mudam totalmente e precisam ser remontadas - disse o presidente do Sport Milton Bivar.

Em pesquisa do Lance!, os clubes favoráveis à mudança na época eram :Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, São Paulo, Sport e Vasco. Nenhum contra e alguns indecisos.

O Ano mudou mas as opiniões continuaram as mesmas, só que nada foi feito a respeito.

- Seria fundamental esta adaptação, pois a janela no meio da temporada prejudica o futebol brasileiro com a piora do nível técnico dos elencos e o esvaziamento financeiro dos clubes - afimou Roberto Horcades, presidente do Fluminense

– A mudança é necessária. Na maioria das vezes, vemos o nosso campeonato nacional dividido em duas partes, antes da janela e após a janela - afirmou Rodrigo Caetano, diretor executivo do Vasco.

Em relação aos jogadores, os mesmos pontos de vista :

- Somos reféns do campeonato europeu. Todo meio de ano as equipes vão se esvaziando. Enquanto não nos adequarmos ao calendário europeu vai ser dessa forma – declara o goleiro Fabio Costa.


Dando fim a nossa série vamos às conclusões acerca do assunto :

- Muitos querem, mas poucos fazem. Com pouca oposição para instaurar a mudança no calendário, a CBF e Conmebol não se mexem para fazê-lo; talvez tenham interesses em jogo que desconheçamos.

- A mudança é necessária para que os clubes não desmontem um time no meio da temporada e perca competitividade repentinamente.

- Além disso, o futebol brasileiro perde muita qualidade no meio do ano, concentrando os craques la fora.


Espero que tenham gostado!


Notas :

- Anuncio oficialmente que em breve daremos início a outra série, dessa vez bombástica! Será o Bate-bola torcedor! Serão feitas entrevistas com perguntas polêmicas (é claro) a torcedores de times do Brasil inteiro, e você acompanhará aqui.
- Adriano, o imperador, ganhou disparado nossa enquete com 18 dos 23 votos; Diego Tardelli com 3 votos e Jonas com 2. Já já nova enquete!

0 comentários:

Postar um comentário

Templos do Futebol - Allianz Arena

Templos do Futebol - Allianz Arena