;

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Goleada histórica !

Felipe Sbardella
24/01/2010 é o dia. O retorno do Vasco aos clássicos. Após 9 meses sem disputar um clássico sequer (o último havia sido contra o próprio Botafogo, 4x0 na semi final da taça rio) o gigante da colina voltou em grande estilo. Deu uma surra no rival, sem dó nem piedade. A noite no Engenhão era fria, havia chuva. Chuva não só de água, mas também de gols. Dodô fez três, todos no primeiro tempo. Léo Gago fez um e Philippe Coutinho marcou dois. Os três marcaram ontem pela primeira vez com a camisa Cruzmaltina. Antes do jogo, doações para os Haitianos, erguimento de estátua do Garrincha e a estrela do dia: El Loco Abreu, que estreava com a camisa 13 do fogão. A defesa do Vasco conseguiu ofuscar a estreia da principal contratação do glorioso para 2010 que mal tocou na bola.
Dodô começou o jogo sendo vaiado pela torcida botafoguense e logo na segunda vez que pegou na bola, desvencilhou-se da marcação e chutou rasteiro, no canto direito. 1x0, com apenas três minutos. Minutos mais tarde, o Botafogo havia melhorado mas foi pego de surpresa com a expulsão de Eduardo, que entrou de sola no pé direito de Souza. Aos 32 o próprio camisa 14 do Vasco rolou para Carlos Alberto na direita, que recebeu e esperou. Quando se imaginava um passe para Fágner, aberto na direita, ou então uma jogada individual buscando o meio, o craque vascaíno cruzou à meia altura e encontrou Dodô, atrás de toda a zaga botafoguense. Passe de quem sabe, idem para a conclusão. Logo depois, enquanto a torcida vascaína ainda comemorava em êxtase o segundo gol do time, o Botafogo cobrou uma falta pelo lado esquerdo de ataque com Lúcio Flávio. Carlos Alberto afastou, a bola sobrou com Marcelo Cordeiro que perdeu a disputa para Márcio Careca. O lateral esquerdo tocou para Souza que puxou contra ataque rapidíssimo e tocou na medida para quem ? Dodô. O artilheiro dos gols bonitos tocou com muita categoria por cima de Jéfferson. Carlos Alberto sentiu uma contusão na panturrilha e pediu para sair. Magno entrou em seu lugar. No intervalo, Estevam Soares tirou El Loco Abreu para colocar Somália, buscando diminuir os buracos no meio de campo. Não deu outra : Foi chamado de burro.
Começado o segundo tempo, Magno era o principal armador das jogadas do Vasco. Jogador habilidoso e veloz, dava dribles rápidos e infernizou a zaga do Botafogo. Aos 13, Dodô sofreu falta na intermediária e Léo Gago soltou uma pancada. Jéferson até tocou nela, mas foi parar no fundo do barbante. Vasco 4x0. A torcida botafoguense ia embora aos poucos e enquanto isso os comandados de Vágner Mancini davam show em campo. Passes curtos e rápidos, tabelas envolventes, triangulações estonteantes. Havia anos que o Vasco não jogava assim. E desse jeito Dodô deixou Philippe Coutinho na cara do gol para fazer seu primeiro no jogo. 5x0 e a torcida cruzmaltina, eufórica, relembrava a maior goleada em clássicos no século XXI. Em 2001 o Vasco deu de sete no Maracanã. Após o tempo técnico, o Botafogo seguia perdido em campo e torcia para o relógio andar rápido. Aos 36 Coutinho buscou a bola no meio de campo e tocou para Thiago Martinelli. O zagueiro improvisado na lateral direita rolou para o estreante Rafael Coelho(que entrou no lugar de Souza) que deu passe magistral para o garoto fazer seu segundo no jogo. Golaço e 6x0 no placar. Final de jogo e a torcida do Vasco saiu do estádio cantando e otimista. Enquanto no outro lado, Estevam Soares foi derrubado pela goleada. O técnico foi demitido na tarde desta segunda feira. Na 4ª Feira o Botafogo enfrentará o Tigres em São Januário às 21:50 e no mesmo local, mas na 5ª feira às 7:30 (ambos no horário de Brasília), o Vasco recebe o Macaé.

0 comentários:

Postar um comentário

Templos do Futebol - Allianz Arena

Templos do Futebol - Allianz Arena