;

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

É HEXA !!


Felipe Sbardella

Até que enfim! Depois de 17 anos de espera, o torcedor rubro-negro pode soltar a voz e gritar : HEXACAMPEÃO!
84 mil presentes no Maracanã neste domingo para ver o Flamengo derrotar o Grêmio por 2x1 e sagrar-se, mais uma vez, campeão brasileiro.
A situação era simples: Bastava vencer o tricolor gaúcho e não precisava nem secar os outros times. Caso empatasse ou perdesse, Palmeiras, Inter e São Paulo(por 3 ou mais gols de diferença) não poderiam vencer seus jogos.
Como prometido, aqui vai um resumo do que aconteceu de melhor nesse brasileirão.

*As arrancadas
O Flamengo começou o campeonato com um time meia-boca apesar de ter sido campeão carioca.
Então, durante o campeonato, foi reforçando o plantel e ampliando suas opções, pois o elenco era limitado. O primeiro reforço foi nada mais nada menos que o Imperador Adriano. Na estreia ele marcou e fez vibrar a torcida imensa que lotou o Maraca para curtir sua reestreia com o manto. Depois, foi a fez de outro velho conhecido dos rubro negros voltar à Gávea: Petkovic. Uma volta conturbada, repleta de desconfiança. Começou como esperado. Recuperando a forma física, entrando aos poucos. De repente, aquele Petkovic que todos esperavam(De atlético Mineiro, Goías, Santos), com pouco futebol e preguiça, desapareceu e ressurgiu o bom e velho Pet. Categoria de sobra, vontade, inteligência absurda. Virou o dono do meio campo do time carioca em poucas rodadas. Quando terminou o primeiro turno, o Flamengo era 7o lugar com oito pontos atrás do líder, Internacional. Àquele momento, apenas quatro pontos o distanciavam do tão sonhado G-4. Nesse momento Andrade já havia assumido o clube, após a demissão do técnico Cuca. A partir da 21ª rodada(11 pontos de distância pro líder) veio uma incrível arrancada e ninguém segurava o Flamengo. Chegou a ficar seis partidas sem sofrer gol, graças à chegada de dois grandes jogadores: Álvaro e Maldonado. Chegaram para proteger e fizeram o trabalho muito bem. Mais um grande jogador que ajudou muito o Flamengo à chegar ao título foi Bruno que pegou três penaltis em duas partidas. Depois disso, ninguém segurou o rubro-negro, que foi CAMPEÃO brasileiro !

O Cruzeiro terminou o primeiro turno em 14o lugar, 11 pontos atrás do quarto colocado. Mas ali já havia chegado o Gilberto, que foi o maestro do time mineiro durante o resto do campeonato. O time vinha muito desanimado por causa do vice campeonato em casa da Libertadores para o Estudiantes, de Verón. Depois veio o Guerrón, que também foi importante para a arrancada fulminante do Cruzeiro. Com ele em campo, foram só três derrotas em 14 jogos. Números impressionantes. Para chegar onde chegou, a raposa contou com uma ajudinha de seu arqui-rival, Atlético e do Palmeiras, que figuravam entre os principais postulantes a uma vaga na competição continental mais importante das américas. Esses dois clubes perderam pontos preciosos durante o segundo turno e deixaram escapar uma vaga que parecia garantida. Com isso, o clube conseguiu a vaga e é um dos favoritos ao título de 2010.

O Fluminense conseguiu uma arrancada que não sairá nunca mais da memória do torcedor. O time ficou 22 rodadas na zona do rebaixamento, a maioria na lanterna. E na PENÚLTIMA rodada deixou a zona, mas ainda havia chances de ser rebaixado, e a graças à uma partida heroica no sul contra o Coritiba, o tricolor carioca conseguiu a permanência num empate suado em 1x1. Os torcedores ficarão eternamente gratos por todos os jogadores mas em especial: Fred, Conca, Maicon, Rafael e Gum. Esse último não esbanjava técnica, mas é mais um daqueles jogadores considerados folclóricos pela raça e pelos gols em momentos cruciais. E claro, não posso esquecer do técnico Cuca, que ao meu ver nunca recebeu o crédito devido pelos seus trabalhos. Um treinador vive de títulos, isso é verdade mas ele fez o impossível. Chegou no Fluminense com as pessoas falando: ''O Flu precisa ganhar 10 partidas em 17, mas só ganhou três em 21..'' Com seu jeito sério, de modo sereno ele trabalhava com a mentalidade de que não precisava ganhar 17 em 21, mas sim a próxima partida. Não se pode dar um passo maior do que a perna. Discurso perfeito e que funcionou muito bem e teve o trabalho duro coroado com a permanência na série A.

Campeão- Flamengo
Vagas na Libertadores- Flamengo, Internacional, São Paulo, Cruzeiro e Corinthians(Campeão da Copa do Brasil)
Vagas na Sul-Americana- Palmeiras, Avaí, Atlético-MG, Grêmio, Goiás, Barueri, Santos e Vitória
Rebaixados- Coritiba, Santo André, Náutico e Sport

Times que conquistaram o acesso e disputarão a Série A 2010- Vasco, Guarani, Ceará e Atlético Goianiense

Artilheiros- Adriano(Flamengo) e Diego Tardelli(Atlético Mineiro) com 19 gols

Fique ligado, nossa próxima matéria trará um Guia completo dos Grupos da Copa do Mundo 2010! Não perca !

0 comentários:

Postar um comentário

Templos do Futebol - Allianz Arena

Templos do Futebol - Allianz Arena